22.08.2017

Censo Agropecuário 2017 em Campanário

Realizada ontem na Prefeitura Municipal de Campanário a reunião com representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do Governo Municipal e da EMATER ( Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) para formar a Comissão Municipal de Geografia e Estatística.

O Censo Agropecuário é uma realização do IBGE em parceira com os governos locais. A comissão tem por finalidade acompanhar e dar suporte ao IBGE em relação ao Censo Agropecuário 2017. A comissão foi formada por membros voluntários e tem a seguinte composição: Luiz Antonio de Souza Campos – Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agropecuária-; Maria Edna Sá Telles – Secretária -, Simone Maria de Jesus – Chefe de Divisão de Tributos e Arrecadação – e Paulo Ernesto Palmieri – Técnico da EMATER-.

De acordo com o IBGE (2017) :

Censo Agro

Principal e mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira, o Censo Agro vai a campo a partir de 1º de outubro desse ano.

A pesquisa pretende investigar informações em cerca de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todos os municípios brasileiros, levantando informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animas de grande, médio e pequeno porte, aqüicultura, criação de abelhas, criação de bicho-da-seda, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários.

Serão coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimentos e o que produzem; utilização de pessoal e mão de obra; caracterização do produtor; distribuição e uso de terras, entre outros dados do setor referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 20 de setembro de 2017 para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios.

Para a realização da pesquisa, está prevista a contratação temporária de mais de 26 mil pessoas dentre Analistas Censitários, Agentes Censitários e Recenseadores, através de processos seletivos simplificados.

A divulgação de resultados preliminares está prevista para 2018 sobre quantidade e área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para todo o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

A partir de 2018, também serão divulgados os resultados definitivos da pesquisa para o Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.