28.07.2017

Realizada a V Conferência Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência social realizaram hoje (27/07/2017) a V Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: Garantia De Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O Prefeito fez a abertura oficial da Conferência e destacou os desafios administrativos vencidos pela Secretaria de Assistência Social do município, assim como pelas demais secretarias, cujos computadores eram inexistentes no início do governo. De acordo com o Prefeito esse foi um dos fatos que dificultou muito o trabalho. E somente não causou interrupção de alguns serviços públicos, devido à presteza e agilidade em encontrar soluções de alguns agentes públicos do município.  Afirmou grande satisfação com a Conferência e almejou que  momentos como esse propicie busca de soluções e inovações para melhoria da vida das famílias campanarenses.

A palestra “Garantia de  Direitos e Fortalecimento do SUAS” foi proferida por  Janice Tameirão Baur ( Diretora Regional da SEDESE de Teófilo Otoni). Ela fez esclarecimentos muito relevantes sobre o tema, lisonjeou a Secretária de Educação de Campanário (Jane Pinto Brandão) pela presença e destacou satisfação em ver os representantes dos poderes do município participando do evento. Nas palavras da palestrante “uma assistência social eficiente e eficaz somente é possível através de ações integradas e simultâneas de diversas áreas. Como por exemplo, saúde, assistência social e educação”.  Sobre o tema da conferência afirmou que o ideal seria uma discussão sobre conquista de direitos. Entretanto, no momento atual, há articulação política no nosso país no sentido de retirar direitos já adquiridos desde a Constituição Federal de 1988 e, por isso garantia de direitos.

A palestrante apresentou as atuais estatísticas do município, de acordo com o CADÚNICO/IBGE. Demonstrou existirem 880 pessoas em situação de extrema pobreza no município.  Ressaltou ainda que os profissionais da assistência social do município não são fiscais. Portanto, as denúncias sobre benefícios pagos indevidamente devem ser feitas ao CMAS ou ao Ministério Público.

O momento final da conferência contou com a leitura e eleição das propostas feitas pelos grupos de discussão dos EIXOS e eleição dos delegados(as) para participar da Conferência Regional de Assistência Social a ser realizada em 25/09/2017 em Teófilo Otoni. Foram eleitas como delegadas; I- Representantes da Sociedade Civil: Nilza Lúcia Alves de Sousa ( Titular) e Rosalina Alves de Oliveira (Suplente); II – Representantes dos Governo Municipal: Marialba Rodrigues  Rocha Prates ( Titular) e Camila Aparecida Rocha ( Suplente).

O evento foi um momento que propiciou importantes conferências, discussões e deliberações. Além disso, promoveu agradáveis confraternizações durante os deliciosos coffee breaks e almoço.